quarta-feira, 23 de setembro de 2015

A Sociedade Líquida

            A sociedade líquida é uma sociedade que está em constante mudança, a qual também pode ser comparada com os líquidos, pois assim como eles a sociedade líquida se encaixa onde necessário, e os indivíduos precisam se adaptar aos padrões/mudanças que a eles são impostos. Neste tipo de sociedade não há valores sólidos, os mesmo sempre estão em mudança, também isso é o que difere esta sociedade da sociedade antiga que também pode ser chamada de sociedade sólida, onde haviam poucas mudanças ou até mesmo raras mudanças quanto aos valores, modos de vida e comportamentos humanos.
             Viver nessa sociedade é sempre uma incerteza, os indivíduos não pensam/planejam sua vida à longo prazo, eles procuram uma felicidade momentânea, o individualismo prevalece fazendo com que o outro não seja valorizado como um ser diferente. Esta sociedade cobra de seus indivíduos uma constante adaptação ao que ela impõe. Com isso, é difícil pensar numa solidez. Isso se compara ao que Bauman fala do fordismo, que quem entrasse como aprendiz nas fábricas da Ford teria uma longa carreira e provavelmente se aposentaria na fábrica, e hoje em dia, quem trabalha por exemplo para o Bill Gates por um salário 100 vezes maior não faz ideia do que pode lhe acontecer amanhã.
          A solidariedade, na sociedade líquida, é cada vez mais rara, pois esta é considerada uma sociedade individualista e capitalista, as competições são frequentes, o que importa é o que é bom para mim não importando se isso não será bom para o outro. Cada um tem que passar sua vida redefinindo sua identidade, pois a sociedade em que vive muda inúmeras vezes.
Porém é possível viver com solidariedade apesar de ser bem difícil, aprendemos desde cedo em nossas casas a ser solidários com o próximo, e na escola isso também nós é repassado, nos fazendo ajudar uns aos outros.

           Comparada com o existencialismo, a sociedade líquida priva seus indivíduos da liberdade, fazendo com que os mesmos sigam padrões, agindo de má-fé sem que percebam. A indeterminação "nasce" a partir do ponto que não sabemos o que nos espera amanhã, pois, por exemplo, o que hoje é bonito amanhã pode ser que seja considerado feio/antigo, e no existencialismo isso acontece quando precisamos tomar decisões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário